Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Mexia

(A presente resenha genealógica é da autoria do genealogista Luís Jaime Rodrigues Martins, a quem se agradece o excelente contributo)
__________


Mexias
Campo Maior


Primeira Geração

1. António Mexia que casou em Campo Maior a 24-7-1657 com Isabel Gomes, testemunharam Pedro Mexia Fouto e João Centeno Mexia
Tiveram os seguintes filhos:

+   2.M    i.  Pedro Afonso Mexia que se segue;


Segunda Geração

2. Pedro Afonso Mexia, baptizado em Campo Maior a 14-10-1668, foi padrinho o Juiz de Fora Dr.  João Mendes da Costa. Casou na mesma Igreja a 22-10-1691 com Maria dos Santos filha de João dos Santos e de Catarina Vaz, neta materna de Martim Afonso, Alfaiate e de Beatriz Pereira.
Tiveram:

+    3.F   i. Maria dos Santos que se segue;

Terceira Geração

3. Maria dos Santos que casou em Campo Maior a 26-4-1724 com João de Deus Durão natural dessa Vila, filho de Manuel Gaspar natural de Vale de Açores, freguesia de Nossa Senhora do O e de Maria da Gama. Testemunharam o Reverendo Manuel Mexia, Xavier de Morais e Maria Mexia.
Tiveram;

+    4.F       i. Maria da Gama Durão que se segue; 

Quarta Geração
 
4. Maria da Gama Durão, baptizada em Campo Maior a 8-2-1725, foi padrinho Xavier de Morais e madrinha Francisca Maria, casou a 13-2-1741 com Manuel Martins natural de Santo André de Estremoz filho de Domingos Martins Toucinho e de Teresa Maria.


Nota: Agradece-se toda e qualquer informação adicional sobre os indivíduos que aqui se apresentam para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços).
__________

Ver também:

Ramos Mexia de Campo Maior, por Luís Soveral Varella

_________

Sem comentários:

Enviar um comentário