Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Investigação - Genealogia e História da Família



Investigação genealógica na região do Alentejo

Revela curiosidade sobre as suas origens alentejanas? 
Já se questionou sobre a origem e o significado do seu apelido?
Ouviu histórias relacionadas com a sua família que gostaria de confirmar?

Gostaria de saber mais sobre os seus antepassados (quem eram, de onde eram naturais, o que faziam, como viviam, qual a sua religião, qual a origem dos seus apelidos, etc...) mas, por falta de tempo, por dificuldades na leitura de documentos antigos ou outra razão, não dispõe de condições para desenvolver esse estudo?

Porquê esperar mais? 

Desenvolvo investigação genealógica na região do Alentejo, preferencialmente no distrito de Évora, mediante orçamento que se ajustará ao estudo pretendido. Diga o que pretende, sem qualquer compromisso, e apresentar-lhe-ei a proposta mais adequada ao seu caso.

Agradece-se o contacto através do formulário no fundo da página.

_______


Perfil do investigador


Luís M. C. Projecto Calhau


Exerce, desde 1994, a sua actividade profissional como professor do Ensino Básico, especializando-se na área de Administração Escolar (Universidade de Évora, 1999). Frequentou o mestrado em Ciências da Educação, na área de Desenvolvimento Curricular e Avaliação (Universidade Técnica de Lisboa, 2002).
Cedo começou a interessar-se pelas suas raízes, pelo estudo dos seus antepassados. Desenvolve investigação no domínio da genealogia, há mais de uma década, essencialmente sobre famílias enraizadas no Alentejo, tendo colaborado em diversas publicações e apresentado várias palestras sobre a temática. É, desde 2005, membro da Associação Portuguesa de Genealogia.
_______


Publicações


• CALHAU, Luís Projecto. Judeus de Castelo de Vide e Cristãos-Novos | Da Identidade às Linhagens [Séculos XV-XIX], 2 Tomos (680 pp), Academia de Letras e Artes (Laboratório de Estudos Judaicos - ISCSP), Lisboa, 2018  ⏩⏩ (ERRATA)

•  CALHAU, Luís Projecto. Sobre uma tipologia de erros nos registos paroquiais de cristãos-novos em fase de redefinição do seu estatuto social – um caso paradigmático na vila de Redondo (artigo), Raízes & Memórias – n.º 31, Associação Portuguesa de Genealogia, 2014, pp. 113-130.

•  CALHAU, Luís Projecto. Contributo para a genealogia do poeta palaciano Anrique da Mota (artigo), Raízes & Memórias – n.º 32, Associação Portuguesa de Genealogia, 2015, pp. 77-122.

• CALHAU, Luís Projecto. Arrudas de Évora Monte – Subsídios para uma reconstituição genealógica (artigo), Raízes & Memórias – n.º 34, Associação Portuguesa de Genealogia, 2017.







Caso pretenda ainda adquirir os 2 tomos do livro "Judeus de Castelo de Vide..."  solicitamos que nos contacte através do endereço electrónico: alengenea (arroba) gmail (ponto) com






_______

Não sendo profissional na área da fotografia disponho, no entanto, de particular interesse pelos retratos e fotografias antigas (as roupas, os penteados, a pose, a expressão facial, os cenários, os acessórios, etc...), pelo que tenho desenvolvido alguns trabalhos no domínio da recuperação de fotografias antigas com recurso a software informático (exemplo abaixo).


   
antes 
(do arquivo particular do autor)
depois 
(do arquivo particular do autor)


antes 
(do arquivo particular do autor)
depois 
(do arquivo particular do autor)








Sem comentários:

Enviar um comentário