Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Investigação - Genealogia e História da Família



_______


Perfil do investigador


Luís Miguel Projecto Calhau


Exerce, desde 1994, a sua actividade profissional como professor do Ensino Básico, especializando-se na área de Administração Escolar (Universidade de Évora, 1999). Frequentou o mestrado em Ciências da Educação, na área de Desenvolvimento Curricular e Avaliação (Universidade Técnica de Lisboa, 2002).
Cedo começou a interessar-se pelas suas raízes, pelo estudo dos seus antepassados. Desenvolve investigação no domínio da genealogia, há mais de uma década, essencialmente sobre famílias enraizadas no Alentejo, tendo colaborado em diversas publicações e apresentado várias palestras sobre a temática. É, desde 2005, membro da Associação Portuguesa de Genealogia.
_______


Publicações


• CALHAU, Luís Projecto. Judeus de Castelo de Vide e Cristãos-Novos | Da Identidade às Linhagens [Séculos XV-XIX], 2 Tomos (680 pp), Academia de Letras e Artes (Laboratório de Estudos Judaicos - ISCSP), Lisboa, 2018  ⏩⏩ (ERRATA)

•  CALHAU, Luís Projecto. Sobre uma tipologia de erros nos registos paroquiais de cristãos-novos em fase de redefinição do seu estatuto social – um caso paradigmático na vila de Redondo (artigo), Raízes & Memórias – n.º 31, Associação Portuguesa de Genealogia, 2014, pp. 113-130.

•  CALHAU, Luís Projecto. Contributo para a genealogia do poeta palaciano Anrique da Mota (artigo), Raízes & Memórias – n.º 32, Associação Portuguesa de Genealogia, 2015, pp. 77-122.

• CALHAU, Luís Projecto. Arrudas de Évora Monte – Subsídios para uma reconstituição genealógica (artigo), Raízes & Memórias – n.º 34, Associação Portuguesa de Genealogia, 2017.







ATENÇÃO
O autor não autorizou nem autoriza qualquer reedição desta obra (cuja única edição, datada de 2018, se limitou a uma tiragem de 200 exemplares), em formatos digital ou papel, nem a sua distribuição ou comercialização, em qualquer livraria física ou plataforma virtual, designadamente a Amazon e outras similares. Se acaso tiver conhecimento de alguma situação que suspeite que possa constituir uma violação dos direitos de autor, agradece-se que entre em contacto com o autor através do seguinte endereço eletrónico (sem espaços): alengenea @ gmail.com

___________________________________





_______

Não sendo profissional na área da fotografia disponho, no entanto, de particular interesse pelos retratos e fotografias antigas (as roupas, os penteados, a pose, a expressão facial, os cenários, os acessórios, etc...), pelo que tenho desenvolvido alguns trabalhos no domínio da recuperação de fotografias antigas com recurso a software informático (exemplo abaixo).


   
antes 
(do arquivo particular do autor)
depois 
(do arquivo particular do autor)


antes 
(do arquivo particular do autor)
depois 
(do arquivo particular do autor)








Sem comentários:

Publicar um comentário