Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Soeiro



Primeira Geração

      1. João Rodrigues.
João casou-se com Beatriz Lopes.

Eles tiveram os seguintes filhos

+           2 M        i.   Manuel Lopes Cosme.




Segunda Geração

      2. Manuel Lopes Cosme (João Rodrigues) nasceu em Bencatel Vila Viçosa.
Manuel casou-se com Isabel Dias, filha de João Gomes e Maria Morena, em 14 outubro 1696 em Bencatel Vila Viçosa. Isabel nasceu em Bencatel Vila Viçosa.

Eles tiveram os seguintes filhos

+           3 M        i.   Francisco Lopes Cosme.




Terceira Geração

      3. Francisco Lopes Cosme (Manuel Lopes Cosme, João Rodrigues) nasceu em Bencatel Vila Viçosa.
Francisco casou-se com Antónia do Nascimento, filha de Manuel Francisco e Maria da Cruz, em 26 janeiro 1749 em Bencatel Vila Viçosa. Antónia nasceu em Bencatel Vila Viçosa.

Eles tiveram os seguintes filhos

+           4 M        i.   Joaquim José Sueiro.



  
Quarta Geração

      4. Joaquim José Soeiro (Francisco Lopes Cosme, Manuel Lopes Cosme, João Rodrigues) nasceu em Bencatel Vila Viçosa.
Joaquim casou-se com Ana dos Anjos, filha de José Rodrigues e Francisca Teresa, em 10 julho 1788 em Bencatel Vila Viçosa. Ana nasceu em Bencatel Vila Viçosa.

Eles tiveram os seguintes filhos

+           5 M        i.   José Maria Soeiro nasceu  em 16 janeiro 1791.
               6 F        ii.   Luísa da Conceição Soeiro.
Luísa casou-se com Francisco António Cravo em 25 fevereiro 1816 em Matriz Vila Viçosa. Francisco nasceu em 11 julho 1796 em Matriz Alandroal.
               7 M      iii.   Manuel Soeiro.
Manuel casou-se com Vicência Rosa em 13 março 1829 em Matriz Vila Viçosa.




Quinta Geração

      5. José Maria Soeiro (Joaquim José Soeiro, Francisco Lopes Cosme, Manuel Lopes Cosme, João Rodrigues) nasceu em 16 janeiro 1791 em Matriz Vila Viçosa.
José casou-se com Ana Barbara em 15 novembro 1812 em Matriz Vila Viçosa. Ana nasceu em Matriz Vila Viçosa.

Eles tiveram os seguintes filhos

+           8 M        i.   Francisco António Soeiro.

+           9 M       ii.   João Joaquim Soeiro.
             10 M      iii.   António Soeiro.
António casou-se com Maria do Rosário.

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Por acaso não sabe se Maria do Patrocínio soeiro, filha de Inácio António trindade e de uma Joana, sobrinha de uma Ana dos Anjos Soeiro Rosa, e que deve ter nascido em finais de 1800, faz parte desta família?

    ResponderEliminar
  2. Eu quero aqui dar conhecimento de embora o SOEIRO seja um nome próprio da Idade Média aliás já dá Alta Idade Média , como por exemplo o do iniciador da CASA DE SOUSA ou seja o SOEIRO ou SUEIRO BELFAGUER ( dando sempre um filho de sobrenome SOARES ) a verdade é que se formou á volta de 1400 um sobrenome patronimico SOEIRO quando 2 dos irmãos ( ......... 1 homem e uma mulher ou seja 1 irmão e uma irmã .....) do primeiro SOARES DE ALBERGARIA , se recusaram a serem SOARES e adoptaram o sobrenome SOEIRO em referência ao nome SOEIRO do pai deles ....
    Eu tenho um árvore genealógica desses SOEIRO para aí até 150/200 anos depois sendo que algum deles é bem provável sejam os antepassados dos dessa árvore genealógica acima ....

    ResponderEliminar