Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Moreno

- Santo Antão / Évora -
Por: Luís J. R. Martins
____

§ 1

Primeira Geração

1.Luzia Morena que nasceu anteriormente a 1644 e se casou com João Gonçalves.      
Tiveram:  

+     2.F    i.  Catarina Moreno


Segunda Geração

2.Catarina Moreno, casou na Igreja de Santo Antão – Évora a 18-11-1674 com António Fernandes filho de Miguel Dias e de Maria Dias. Foram testemunhas Manuel Gomes e António Simões.
Tiveram:  

+     3M    i.  João Martins


Terceira Geração

3.João Martins, baptizado na Se de Évora a 19-11-1679, foi padrinho João Roiz. Casou na mesma Igreja a 4-9-1712 com Ana Morena, natural da Granja - Mourão, já viúva de António Roiz. Testemunharam Manuel Roiz e João Valente de Oliveira.
Tiveram:  

+     4M    i.  Rodrigo da Fonseca

Quarta Geração
4.Rodrigo da Fonseca, baptizado na Se de Évora a 10-12-1720, foi padrinho o Padre Rodrigo da Fonseca e madrinha Catarina de Jesus. Casou na mesma Igreja a 3-10-1745 com Inês Luísa filha de Mateus Fernandes e de Maria Rodrigues.
Tiveram:  

+     5F    i.  Rita de Jesus


Quinta Geração

5.Rita de Jesus, com António Francisco, natural da Se de Évora, filho de Manuel Francisco e de Maria Catarina, naturais da Cidade de Leiria
Tiveram:  

+     6M    i.  Felisberto dos Santos


Sexta Geração

6.Felisberto dos Santos, nasceu a 28-8-1801 e foi baptizado na Se de Évora a 6-9-1801, casou na mesma Igreja a 30-1-1822 com Rosa Jacinta filha de Joaquim Lopes da Cruz e de Josefa de Jesus.
(Segue no Titulo Lopes da Cruz)
_____

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário