Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Cegonha - Vilanova

Por Levi Redondo Bolacha
_______



Cegonha e a sua origem nos Vilanova, uma família de cristãos novos

 

Primeira Geração

1.  Manuel Dias Cegonha, chamado “o Moço” por oposição ao seu pai, nasceu cerca de 1660 em Salvador, Elvas, tendo aí falecido no ano de 1739 “foi por tontice morrer ao hospital sendo afazendado e tendo filhas casadas[i]. Foi Escrivão Judicial de Elvas desde 1698[ii] até 1733[iii], altura em que pede autorização para se reformar e deixar o seu cargo a um dos seus filhos. Casou com Ângela Mendes do Couto, natural de  Alcáçova (Santa Maria), Elvas, filha de Domingos Pires do Couto e Joana Mendes. Tiveram os seguintes filhos:

2F           i. Ângela Teresa Mendes de Couto e Almeida, natural de Salvador, Elvas, casou com o Capitão-mor Gregório Martins Broa Cid; (Vide Titulo dos Cid-II)

3M         ii. Domingos Pires do Couto de Almeida, nasceu em  Salvador, Elvas e faleceu antes de 1762.

4M         iii. Antonio Pereira do Couto, nasceu em  Salvador, Elvas e aí faleceu a 20/05/1730, deixando testamento.[iv]

5M         iv. Inácio Luís, nasceu em  Salvador, Elvas e faleceu antes de 1730.

6M         v. Padre José do Couto Almeida, nasceu em  Salvador, Elvas e ai faleceu a 20/11/1722 em Elvas.

7F           vi. Josefa Inácia de Almeida nasceu em  Salvador, Elvas e faleceu antes de 1762; Casou com João de Assa Castelo-Branco.

+8F        vii. Joana Teresa de Almeida Cegonha.

9M         viii. Manuel Pereira de Couto e Almeida,  nasceu em  Salvador, Elvas e aí faleceu a  07/01/1763. A 29/12/1762 assina um testamento[v], sendo à época um Tabelião Judicial de Elvas.

10F         ix. Maria da Encarnação do Couto, nasceu em  Salvador, Elvas e faleceu antes de 1762.

11F         x. Catarina, nasceu em  Salvador, Elvas.
 
 

Segunda Geração
 
8.  Joana Teresa de Almeida Cegonha (Manuel Dias) nasceu em  Salvador, Elvas e faleceu antes de 1762; casou com Capitão Domingos Martins de Gusmão.  Tiveram os seguintes filhos:

19M       i. Gonçalo Pires de Gusmão nasceu em  Salvador, Elvas e faleceu a 07/09/1782. Foi familiar do Santo Ofício[vi] e assinou um testamento a 06/09/1782.

20F         ii. Maria Teresa de Gusmão nasceu em  Salvador, Elvas.

 

Ascendência de Manuel Dias Cegonha:

 
1.  Manuel Dias Cegonha, “o Moço”, nasceu cerca de 1660 em Salvador, Elvas.

 

Segunda Geração

2.  Manuel Dias Cegonha, “o Velho nasceu em Elvas e aí casou com Maria Luís. Casou segunda vez com Catarina Pereira. A 30/07/1666 era Escrivão Judicial em Elvas[vii] e assinou um testamento que foi aberto a 28/02/1705[viii].

3.  Catarina Pereira nasceu em Lardosa, Castelo Branco, e faleceu em Salvador, Elvas a 26/08/1706, onde havia assinado um testamento a 05/10/1705[ix]. Manuel Dias Cegonha (o Velho) e Catarina Pereira tiveram os seguintes filhos:

1M         i.  Manuel Dias Cegonha.

ii. Lourenço Pereira Nunes Cegonha.

iii. Dr. Pedro Nunes Cegonha era em 1698 Promotor Eclesiástico.

 

Terceira Geração 

4.  Pedro Dias nasceu em Elvas. Segundo os processos de habilitação dos seus netos ou seria filho de Pedro Dias Vilanova (xn) e de uma das suas criadas ou teria sido abandonado e adoptado por este ainda em criança, tendo vivido toda a sua vida na sua casa.

5.  Maria Alvares nasceu em Elvas, Portalegre.  Pedro Dias e Maria Alvares tiveram os seguintes filhos:

2M         i. Manuel Dias Cegonha “o Velho.

ii. uma menina, que faleceu antes de 1705).

6.  Manuel Salvado nasceu na Lardosa, Castelo Branco.

7.  Beatriz Nunes nasceu na Lardosa, Castelo Branco. Manuel Salvado e Beatriz Nunes tiveram os seguintes filhos:

3F           i. Catarina Pereira.

ii. “uma menina” (que faleceu antes de 1706).

 

Quarta Geração

8.  Pedro Dias Vilanova (xn) nasceu em Estremoz. Servia como Capitão Titular de Infantaria e Engenheiro da Praça de Elvas quando foi preso e enviado para Inquisição de Coimbra, onde morre no cárcere a 26/10/1664[x]. Pedro Dias Vilanova teve de uma criada:

4M         i. Pedro Dias.

Pedro Dias Vilanova casou com Maria Gomes de Morais (xn), filha de Pedro de Brissos de Morais (natural de Elvas) e Ana Lobo Ferreira (natural do Alandroal). Pedro Dias Vilanova e Maria Gomes de Morais tiveram os seguintes filhos:

                i. Isabel Lobo nasceu por volta de 1646 na Sé, Elvas. Casou com João da Fonseca Vilhena em Elvas. A 07/01/1662 Apresentou-se voluntariamente no Palácio dos Estaus em Lisboa para declarar culpas de judaísmo[xi]. O seu processo vai levar praticamente toda a sua família a passar pelos cárceres da Inquisição.

                ii. Salvador

 

Quinta Geração 

16.  Salvador de Vilanova (xn) nasceu em Estremoz, onde vivia em 1639 antes de se mudar para Elvas. A 29/08/1660 era Oficial Maior da Vedoria da Artilharia  em Elvas. Foi preso pelo Tribunal do Santo Oficio sobre acusação de Judaismo, considerado culpado e enviado em degredo para o “Reino do Algarve”.

17.  Isabel Soares (xn) nasceu em Estremoz e faleceu provavelmente em Elvas antes de 1660. Salvador de Vilanova e Isabel Soares tiveram os seguintes filhos:

i. Manuel de Vilanova nasceu cerca de 1630 em Estremoz. Em 1662 era Comissário Geral de Artilharia em Elvas.

ii. Leonor Febos de Vilanova nasceu cerca de 1631 em Santo André, Estremoz[xii].

8M         iii. Pedro Dias Vilanova (cristão-novo).

 
 
Sexta Geração 

32.  Pedro Dias Vilanova (xn) nasceu em Elvas e ai foi Almoxarife.

33.  Leonor de Febos (xn) nasceu em Lisboa.  Pedro Dias Vilanova e Leonor de Febos tiveram os seguintes filhos:

16M       i. Salvador de Vilanova.

ii. Clerigo Pedro Dias Vilanova.

iii. Esperança de Vilanova.

iv. Joana Maria de Vilanova.

v. Leonor de Febos.

34.  Manuel Mendes, o “Tenda Nova”, nasceu em Estremoz e era Tendeiro.

35.  Ângela Dias nasceu em Campo Maior. Manuel Mendes e Ângela Dias tiveram os seguintes filhos:

17F         i. Isabel Soares.

ii. Branca Dias Soares.

iii. Beatriz Soares.

iv. Maria Mendes.



[i] “69) 1739, Domingo, 1 de Fevereiro — Foi a enterrar na sua capela do claustro de São Domingos, Manuel Dias Cegonha. Foi por tontice morrer ao hospital sendo afazendado e tendo filhas casadas” (Revista de Portugal: Língua Portuguesa, Volume 30, Edições 231-240)
[ii] Leitura de Bacharéis - Manuel Dias Cegonha - maço 23, nº28
[iii] Chancelarias João V - Manoel Dias Cegonha - Provizão para renunciar em seu filho Manoel Pereira do Couto um dos Officios de Tabellião do Judicial da Cidade de Elvas - De 5 d'Outubro de 1733 - Livro 86, 159v
[iv] Testamento cerrado de António Pereira de Couto - 19/05/1730 - http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1007859
[v] Testamento cerrado de Manuel Pereira do Couto e Almeida - 29/12/1762 - http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1007789
[vi] Diligência de Habilitação de Gonçalo Pires de Gusmão - maço 10, doc. 159
[vii] Chancelarias Afonso VI - Manoel Dias Cegonha: Carta de Escrivão Judicial de Elvas. Liv. (Livro) 20 - 115v
[viii] Testamento com que faleceu Manuel Dias Cegonha o Velho em que deixa uma capela com obrigação de trinta missas cada ano imposta na sua terça - http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1004974
[ix] Testamento cerrado de Catarina Pereira, viúva de Manuel Dias Cegonha - 05/10/1705 - http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1007313
[x] Processo de Pedro Dias Vila Nova - Inquisição de Coimbra, proc. 3485
[xi] Processo de Isabel Loba
[xii] Processo de Leonor de Febos Vilanova - http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=2307937

2 comentários:

  1. Sabe aquela foto que vc tem bem lá no final da página do seu blog, é a foto de Helmann Priebe, e de algumas pessoas da família Priebe. Por favor, vc sabe algo sobre eles??? Eu estou pesquisando sobre meus antepassados e um dia desses descobri eles. Por favor, preciso da sua ajuda. Desde já obrigado.
    Meu email: david_priebe@live.com
    Facebook: David Priebe

    ResponderEliminar
  2. Sabe aquela foto que vc tem bem lá no final da página do seu blog, é a foto de Helmann Priebe, e de algumas pessoas da família Priebe. Por favor, vc sabe algo sobre eles??? Eu estou pesquisando sobre meus antepassados e um dia desses descobri eles. Por favor, preciso da sua ajuda. Desde já obrigado.
    email: david_priebe@live.com

    ResponderEliminar