Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Chaveiro

- S. Gregório -
Por: Luís J. R. Martins
_____
                                                             (RAMO I)


§ 1

Primeira Geração

1. Inês Chaveiro que se casou em São Gregório a 12-3-1657 com André Luís, foram testemunhas Gaspar Chaveiro, Manuel Banha e Catarina Rodrigues. André faleceu e foi sepultado na Igreja de São Gregório a 14-2-1712 e Inês a 18-10-1696 no mesmo local.  
Tiveram os seguintes filhos:

+    2.F   i.   Maria Luís, baptizada em São Gregório a 16-1-1671, foi padrinho Manuel Chaveiro e Maria Vieira que casou na mesma Igreja a 17-1-1683 com André Alvares filho de Luís Dias e de Isabel Alvares. (Segue no ttº Alvares I)
+    3.M  ii.  António Luís
+    4.M  iii. Manuel Luís que se casou em Santana do Campo a 12-5-1697 com Catarina Luís filha de Braz André e de Grácia Luís.


Segunda Geração

3. António Luís que se casou em São Gregório a 8-1-1690 com Gregória Chaveiro filha de Francisco Chaveiro e de Maria Vinagre.  Foram Lavradores na Herdade das Mouras. (Pode ser seguido neste ttº - Ramo II)                                                                                                                                                                                            
Tiveram os seguintes filhos:

 +   5.M   i.   Braz Luís (ou Chaveiro)
+    6.F    ii.  Maria Rodrigues que casou em São Gregório a 23-2-1718 com Sebastião Luís filho de Matias Luís e de Margarida Luís.
+    7.F    iii. Maria Luís que casou em São Gregório a 19-2-1710 com Pedro Luís filho de Matias Luís e de Margarida Luís.
4. Manuel Luís que se casou em Santana do Campo a 12-5-1697 com Catarina Luís filha de Braz André e de Grácia Luís.
+   8.M  i.  Romão Luís


Terceira Geração

5. Braz Luís (ou Chaveiro) que casou em São Gregório a 27-10-1737 com Rosa Maria filha de Gregório da Guerra e de Inês Rodrigues, testemunharam o Reverendo de São Pedro da Gafanhoeira Luís Martins e Maria Luís. 
Tiveram os seguintes filhos:

+    9.F  i.  Teresa da Guerra que casou em São Gregório a 20-3-1775 com José Coelho.
+  10.F  ii. Felizarda Maria

8. Romão Luís que casou em São Gregório a 25-1-1733 com Leonor Marques já viúva de António Vaz, testemunharam o reverendo Vigário da Vila de Arraiolos João de Moura Coutinho e Manuel Cristóvão do Vale.

Quarta Geração

10. Felizarda Maria que casou em São Gregório a 1-10-1780 com António Luís filho de Manuel Luís e de Páscoa Maria.


                                                             (RAMO II)


§ 1

Primeira Geração

1. Gaspar Chaveiro que casou em São Gregório a 25-11-1640 com Catarina Rodrigues.
Tiveram:

+    2.M   i.  Francisco Chaveiro


Segunda Geração

2. Francisco Chaveiro que casou em São Pedro da Gafanhoeira a 22-3-1659 com Maria Vinagre filha de Matias Rodrigues e de Antónia Vinagre.         
_____
  Nota:
Caso pretenda contribuir com informações complementares relativas aos indivíduos aqui referidos, poderá fazê-lo para o endereço electrónico: alengenea @ gmail.com (sem espaços)          

Sem comentários:

Enviar um comentário