Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Lobo I

- São Miguel de Machede / Évora -
Por: Luís J. R. Martins
_____
§ 1

Primeira Geração

1. Manuel Lobo Soeiro que terá nascido anteriormente a 1660, casou duas vezes, a 2ª com Antónia Batista da Silva natural da freguesia dos Anjos - Lisboa. Ambos os casamentos não foram localizados. Manuel foi barbeiro em São Miguel de Machede durante mais de 20 anos, morou na Quinta do Casco.
Tiveram os seguintes filhos:   

       2.M   i.   Manuel, baptizado em Santo Antão a 12-1-1681, foi seu padrinho Manuel Soares e madrinha Isabel Soeiro. 
+    3.F     ii.  Bernarda da Silva
       4.M   iii.  Manuel, baptizado em São Miguel de Machede a 29-8-1683, foi padrinho António Falé e madrinha Maria Mendes.
       5.M   iv.  Bartolomeu e Antónia, gémeos, baptizados em São Miguel de Machede a 30-8-1684, foi padrinho Sebastião Calado e madrinha Águeda Francisca.
       6.M   v.   António, baptizado em São Miguel de Machede a 30-10-1686, foi padrinho António Esteves Lobo e madrinha Margarida Rosado.
       7.M   vi.   Domingos, baptizado em São Miguel de Machede a 18-5-1688, foi padrinho Manuel Duarte e madrinha Ana Dias.
       8.M   vii.  Marcos, baptizado em São Miguel de Machede a 1-5-1689, foi padrinho Manuel Duarte e madrinha Ana Dias.
       9.F    viii. Rosa, baptizada em São Miguel de Machede a 18-5-1692, foi padrinho Francisco Ramalho e madrinha Francisca Mendes.
+  10.F    ix.   Inácia Batista Lobo
     11.F    x.    Paula, baptizada em São Miguel de Machede a 20-1-1697, foi padrinho Manuel Domingos. 
     12.M   xi.  Manuel, baptizado em São Miguel de Machede a 19-7-1699, foi padrinho António Falé e madrinha Maria Mendes.
     13.M   xii. Eusébio, baptizado em São Miguel de Machede a 18-12-1701, foi padrinho Padre Mateus Alvares de Matos e madrinha D. Eusébia de Távora.
     14.M   xiii. Francisco, baptizado em São Miguel de Machede a 4-5-1704, foi padrinho Padre Mateus Alvares de Matos e madrinha Antónia Froes.


Segunda Geração

3. Bernarda da Silva, baptizada em São Miguel de Machede a 17-2-1682, foi padrinho Francisco Rosado e madrinha Brazia Rosado. Casou com João Fernandes natural de Penamacor filho de Manuel Fernandes Robalo e de Josefina Branca.
Tiveram:

+   15.M   i. Francisco, baptizado em São Miguel de Machede a 30-8-1710.

10. Inácia Batista Lobo, baptizada em São Miguel de Machede a 22-11-1693, foi padrinho Francisco Ramalho piteira e madrinha Inácia Mendeia Coelha. Casou com Saturnino Martins (este casamento não foi localizado).
Tiveram:

      16.M   i.  João, baptizado em São Jordão a 8-8-1729, foi padrinho André Fernandes e madrinha Bernarda da Silva.
+   17.M   ii. André Lobo

Terceira Geração

17. André Lobo, baptizado em São Jordão a 7-1-1732, foi padrinho André Fernandes e madrinha Juliana dos Santos, casou com Faustina Maria da Graça.
Tiveram:

+   18.F   i. Rosa Joaquina


Quarta Geração

18. Rosa Joaquina, baptizada na Igreja de São Mamede - Évora a 6-1-1761. Casou em Santo Antão a 7-4-1779 com José Martins filho de Francisco Martins e de Maria Vicente.(Segue no ttº Lopes – Santa Sofia)
_______


Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário