Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Martins

- São Bento do Mato / Évora -
Por: Luís J. R. Martins
____

§ 1

Primeira Geração

1.João Martins, casou com Francisca Gomes.
Tiveram os seguintes filhos:

+     2.M   i.  José, baptizado na Igrejinha a 21-12-1682, foi padrinho João Garcia Piteira e madrinha Ana de Barros.
+     3.F     ii.  Vicencia, baptizado em São Bento do Mato a 16-1-1686.
+     4.M   iii. Francisco, baptizado em São bento do Mato a 12-2-1689, foi padrinho José de  Figueiredo e madrinha Sebastiana Nunes.
+     5.F     iv. Teresa Martins
+     6.M   v.  Manuel Martins

Segunda Geração

5.Teresa Martins, baptizada em São Bento do Mato a 7-2-1691, foi padrinho José de Figueiredo e madrinha Catarina Nunes. Casou na Igreja de São Gregório a 19-2-1708 com Francisco de Abreu natural da Vila do Mendo / Viseu, filho de António de Abreu e de Isabel Rodrigues.
Tiveram os seguintes filhos:

+    7.M   i.  Cristóvão Martins
+    8.F    ii.  Joana Teresa, casou duas vezes, a 1ª com José Rosado e a 2ª com Luís Furtado.
+    9.M   iii. Maria Teresa, casou em São Gregório com José Furtado.

6. Manuel Martins, casou em São Miguel de Machede a 1-10-1710 com Maria Dias filha de António Dias e de Maria Francisca.
Tiveram:

+    10.M   i.  Rosa Maria


Terceira Geração

7.Cristovão Martins, baptizada em Santana do campo a 7-1-1720, casou na Igreja Matriz de Arraiolos a 3-5-1750 com Josefa Maria filha de Manuel da Silva e de Rosa Maria.
(Segue no tt.º Silva)

10.Rosa Maria, baptizada em São Miguel de Machede a 15-7-1711, casou na mesma Igreja a 29-9-1727 com André Rosado filho de João Rosado e de Maria Francisca.
_____

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário