Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Costa

- São Miguel de Machede / Évora -
Por: Luís J. R. Martins
____

§ 1 

Primeira Geração

1. João Fernandes que nasceu em data anterior a 1580 e se casou com Catarina da Costa.
Tiveram:

+     2F    i.  Isabel Fernandes
+     3M   ii. Bento da Costa

Segunda Geração

2. Isabel Fernandes, casou em São Miguel de Machede a 14-10-1601 com Jorge Gonçalves natural do Bispado de Coimbra. Testemunharam Braz Domingos, Manuel de Carvalho, Tomé Fernandes, Padre Lourenço Gaspar Nabo e Francisco Gonçalves Tição.
Tiveram os seguintes filhos:

       4.F    i.  Maria, baptizada em São Miguel de Machede a 25-7-1602.
       5.F    ii. Catarina, baptizada em São Miguel de Machede a 18-1-1604.
       6.F    iii. Isabel, baptizada em São Miguel de Machede a 19-3-1606, foi padrinho Paulo Nunes morador na Toura.
       7.M   iv. Bernardo, baptizado em São Bento do mato a 1-8-1618.
+     8.F    v.  Escolástica Gonçalves

3. Bento da Costa, casou em Santo Antão / Évora a 19-9-1621 com Domingas Silvestre filha de Amaro Lopes e de Sebastiana Gomes, foi padrinho Amaro Lopes e madrinha Sebastiana Gomes e testemunhas Miguel da Costa, Pedro Luís, alfaiate, morador na Graça do Divor e Francisca Fernandes.

Segunda Geração

8. Escolástica Gonçalves (ou Jorge), casou em São Bento do Mato a 7-8-1639 com Domingos Banha filho de Mateus domingos e de Maria Banha, foram testemunhas Bento Manuel, Manuel Fernandes e Maria Jorge Henriques.
_____

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário