Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Fernandes Fidalgo

Por: Luís J. R. Martins
______

§ 1

Primeira Geração

1. João Fernandes Fidalgo, nascido anteriormente a 1620, casou com Maria Ângela. João faleceu na Herdade do Castelo da Freguesia de São Tiago do Escoural a 27-10-1648 e foi sepultado na Igreja de São Tiago.

Tiveram os seguintes filhos:

      2.M   i.  Manuel Fernandes Fidalgo, casou na Igreja de São Tiago a 16-1-1659 com Maria Solteira (já viúva) filha de Luís Solteiro e de Filipa Mendes, foram testemunhas Diogo Pires, Manuel Dias e o Capitão André Amado.

+    3.M   ii.  Miguel Fernandes Fidalgo



Segunda Geração

3. Miguel Fernandes Fidalgo, casou na Igreja de São Tiago a 28-8-1661 com Domingas Gomes filha de Francisco Pires e de Isabel Gomes.

Tiveram os seguintes filhos:

+    4.M   i.  Bento Fernandes Fidalgo  

       5.M   ii. Luís, baptizado na Igreja de São Tiago a 22-4-1669, foi padrinho Diogo Luís madrinha Ana Mendes.

       6.M   iii. Ana, baptizada na Igreja de São Tiago a 12-2-1671, foi padrinho Diogo Luís madrinha Ana Martins. 

      7.M   iv. António, baptizado na Igreja de São Tiago a 22-4-1669, foi padrinho Diogo Luís e madrinha Ana Martins.
_____
Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço: alengenea @ gmail.com (sem espaços)