Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Aguiar

(A presente resenha genealógica é da autoria do genealogista Luís Jaime Rodrigues Martins, a quem se agradece o excelente contributo)
___________



Primeira Geração

1. Domingos de Aguiar que casou em Campo Maior a 12-9-1639 com Maria Gonçalves, testemunharam Pedro Afonso Galvão e Gaspar Galvão.

Tiveram:

+    2.F    i. João Pereira que se segue;


Segunda Geração

2. João Pereira, baptizada em Campo Maior a 31-(..)-1654, foi padrinho António Lopes e madrinha Leonor Lopes, casou na mesma Igreja a 23-9-1674 com Maria Martins, filha de Diogo Gomes e de Catarina Fernandes, testemunharam Manuel Gonçalves e João Murteira.

Tiveram:

+    3.F    i. Catarina Gonçalves que se segue;


Terceira Geração

3. Catarina Gonçalves, baptizada em Campo Maior a 12-5-1687, foi padrinho José Carvalho e madrinha Catarina Vaz. Casou na mesma Igreja a 7-5-1704 com Pedro Esteves, natural de Campo Maior, filho do Alferes Pedro Esteves e de Ana Rodrigues, testemunharam Estêvão Fernandes Galvão, João Batista e Brites da Fonseca.

Tiveram:

+    4.F    i. Maria Martins,  que se segue;


Quarta Geração

4. Maria Martins, baptizada em Campo Maior a 30-9-1712, foram padrinho o Alferes de Cavalos João Rodrigues Mouro. Casou na mesma Igreja a 15-12-1729 com António Gomes, natural de Monforte, filho de Domingos Duarte e de Isabel Luís. (Pode ser seguido no ttº Cid - Monforte)

Tiveram:

+    5.F    i. Isabel Maria,  que se segue;


Quinta Geração

5. Isabel Maria que casou com António Martins natural de Monte do Trigo, filho de José Martins e de Maria Fialho
_________

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o seguinte endereço: alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário