Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Cid

(A presente resenha genealógica é da autoria do genealogista Luís Jaime Rodrigues Martins, a quem se agradece o excelente contributo)

__________


Primeira Geração

1. Manuel Martins Cid que casou em Monforte a 1ª vez (1) a 9-11-1664 com Catarina Gomes, testemunharam o Mestre de Campo António Tavares e Domingos Cortes Pereira. Catarina Gomes faleceu em Arronches a 7-11-1670 não fez testamento e foi sepultada na Igreja Matriz. Manuel casou 2ª vez na Matriz de Arronches a 18-1-1671 com Ana Rodrigues já viúva de Clemente Passão, testemunharam Gaspar Alvares de Soria e António Rodrigues. Ana Rodrigues faleceu em Arronches a 5-8-1673, fez testamento e foi sepultada na igreja Matriz. Casou a 3ª vez na Igreja Matriz de Arronches com Ana Rodrigues viúva de Braz do Couto, testemunharam Gonçalves Fernandes de Almeida e Gaspar Alvares


+   2.F    i. Isabel Luís que se segue; 

Segunda Geração

2. Isabel Luís, baptizada em Monforte a 12-11-1673 foi padrinho Francisco Rodrigues e Madrinha Ana Lopes, casou em Monforte a 3-2-1700 com Domingos Duarte natural de Corujeira, Freguesia de Santa Maria da Guarda filho de Domingos Antunes e de Maria Duarte. Testemunharam Francisco Pereira Sourão, Gaspar Barreiros de Almeida e Luísa Gonçalves.
Tiveram:

+    3.F   i. António Gomes que se segue; 


Terceira Geração

3. António Gomes, baptizado em Monforte a 3-6-1704, foi padrinho Francisco Pereira Sourão e madrinha Maria das Candeias, casou em Campo Maior a 15-12-1729 com Maria Martins, testemunharam António Lopes e Luís Mendes

+    4.F       i. Isabel Maria que se segue;


Quarta Geração 

4. Isabel Maria que casou com António Martins natural de Monte Trigo filho de José Martins e de Maria Fialho (casamento não localizado).
Houve descendência.

___________
Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções sobre os elementos expostos para o seguinte endereço: mailto:alengenea@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário