Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Gama II

(A presente resenha genealógica é da autoria do genealogista Luís Jaime Rodrigues Martins, a quem se agradece o excelente contributo)
________

Elvas / Campo Maior


Primeira Geração

1. Manuel Gomes que casou com Isabel Fernandes.
Tiveram os seguintes filhos;

+   2.M    i. António Vaz que se segue

Segunda Geração

2. António Vaz que casou em Elvas a 14-1-1652 com Maria Gonçalves filha de João Vaz e de Ana Fernandes, testemunharam João Gonçalves Centeno e João Marques.
Tiveram;

+    3.F   i. Maria da Gama que se segue; 

Terceira Geração

3. Maria da Gama, baptizada em Campo Maior a 8-3-1663, foi padrinho Diogo Fernandes e madrinha Francisca Rodrigues, casou na mesma Igreja a 14-2-1684 com Manuel Gaspar natural de Vale de Açores, freguesia de N.ª Sr.ª do O / Guarda, filho de Manuel Gaspar e de Maria Francisca. Testemunharam o Reverendo André Fernandes do rego, Rodrigo Galvão e Beatriz Fernandes.
Tiveram:

+    4.F   i. João de Deus Durão que se segue; 

Quarta Geração
 
4. João de Deus Durão que casou em Campo maior a 26-4-1724 com Maria dos Santos filha de Pedro Afonso Mexia e de Maria dos Santos, testemunharam o Reverendo Manuel Mexia, Xavier de Morais e Maria Mexia.

___________

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções sobre os elementos expostos para o seguinte endereço: alengenea @ gmail.com

____________

Sem comentários:

Enviar um comentário