Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Dias

- Santa Sofia / Montemor-o-novo -
Por: Luís J. R. Martins
_______

§ 1

Primeira Geração

1. Domingos Luís que já viúvo casou em Santa Sofia a 27-2-1618 com Maria Dias natural de Nossa Senhora da Tourega. Testemunharam André Vicente, Isabel Coelho e Maria Dias. 
Tiveram os seguintes filhos:   

       2.M   i.  Manuel Luís, baptizado em Santa Sofia a 28-6-1623, foi seu padrinho André Luís. Casou na mesma Igreja a 25-10-1648 com Margarida Luís filha de Pedro André e de Inês Fernandes. 
       3.F    ii.  Águeda Luís, baptizada em Santa Sofia a 22-8-1627, foi padrinho Francisco Luís e madrinha Maria Dinis. Casou na mesma Igreja a 14-5-1647 com António Coelho filho de Simão Coelho e de Maria Gonçalves. 
+     4.F    iii.  Sofia Dias  
      5.M    iv.  André, baptizado em Santa Sofia a 11-5-1625, foi padrinho André Luís e Madrinha Maria Dinis.   


Segunda Geração

4. Sofia Dias, baptizada em Santa Sofia a 25-1-1632, foi seu padrinho João Batista e madrinha Maria Alvares. Casou na mesma Igreja a 23-10-1670 com Matias Vicente, Lavrador da Herdade das Veladas, filho de Manuel André e de Maria Luís. Sofia faleceu a 12-9-1687 em Santa Sofia.(Segue no ttº Lopes - Santa Sofia)
_____

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário