Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Vicente

- Alcáçovas - 
Por: Luís J. R. Martins
_______
§ 1

Primeira Geração

1. João André que casou na Igreja de São Salvador das Alcáçovas a 25-1-1606 com Inês Vicente, testemunharam Manuel de Campos, Gomes Martins e António Fernandes. João casa uma 2ª vez na mesma Igreja a 6-8-1617 com Filipa Francisca, testemunharam Luís Varela, Fernando Rodrigues de Oliveira, Fernão Mendes e Francisco Broeiro.
Tiveram  (1ª casamento):

+    2.M   i.  Manuel André


Segunda Geração

2. Manuel André, baptizado nas Alcáçovas a 16-7-1609, foi padrinho Domingos Luís e madrinha Maria Broeira. Casou em Viana do Alentejo a 22-10-1634 com Maria Luís filha de Manuel Carrasco e de Responsa Dias, baptizada na mesma Igreja a 22-5-1617, foi seu padrinho António Lopes Morgado e Maria Luís.
Tiveram os seguintes filhos:

       3.M   i.  Manuel, baptizado na Igreja de São Braz do Regedouro a 14-2-1638, foi padrinho Fernão d'Anes e madrinha Maria Dias.
+     4.M   ii.  Matias Vicente
       5.F  iii.  Maria, gémea de Matias, baptizados em São Braz do Regedouro a 25-2-1640, foi padrinho André Fernandes e madrinha  Maria Dias.
       6.F   iv. Antónia, baptizada na Igreja de São Braz do Regedouro a 4-11-1642, foi padrinho Agostinho Duarte e madrinha Catarina Martins.
       7.F   v.  Inês, baptizada na Igreja de São Brás do Regedouro a 27-8-1645, foi padrinho Bernardo da Fonseca e madrinha Catarina  Martins.



Terceira Geração

4. Matias Vicente, baptizado na Igreja de São Brás do Regedouro a 25-2-1640, foi padrinho André Fernandes e madrinha Maria Dias. Casou a 1ª vez em Santa Sofia a 23-10-1670 com Sofia Dias filha de Domingos Luís e de Maria Dias testemunharam Lourenço Luís e Manuel Banha. Matias foi Lavrador na Herdade das Valadas e casou uma 2ª vez na mesma Igreja a 23-10-1670 com Maria Lopes filha de Manuel Fernandes e de Domingas Lopes, testemunharam António Vicente e Maria Rodrigues. (Segue no ttº Lopes - Santa Sofia)
_______

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário