Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Lopes

- Santa Sofia / Montemor-o-Novo -
Por: Luís J. R. Martins
_______
§ 1

Primeira Geração

1. Domingos Braz que terá nascido em data anterior a 1549, casou com Isabel Fernandes.
Tiveram os seguintes filhos:

+      2.F   i.  Domingas Dias
       3.F   ii. Ana, baptizada na Graça a 20-2-1569, foi seu padrinho Tomé Rodrigues Falé e madrinha Filipa Pereira.


Segunda Geração

2. Domingas Dias que casou em Santa Sofia a 26-9-1593 com Domingos Braz filho de Francisco Vaz e de Maria Esteves, foram padrinhos Manuel Fernandes Godolim, Domingos Fernandes Godolim e madrinhas Catarina Dias e Isabel Luís, testemunharam Gaspar Luís, André Luís de Brito e Francisco Banha.
Tiveram:

+    4.F   i. Maria Domingues


Terceira Geração

4. Maria Domingues que já viúva casou em Santa Sofia a 24-9-1628 com André Lopes filho de Braz Lopes e de Maria Alvares.
Tiveram:

+    5.F   i. Domingas Lopes


Quarta Geração

5. Domingas Lopes, baptizada em Santa Sofia a 17-2-1633, foi padrinho André Luís e madrinha Isabel Lopes. Casou na mesma Igreja a 24-10-1648 com Manuel Fernandes natural também de Santa Sofia, baptizado a 11-9-1624, filho de Mateus Fernandes e de Isabel Dias, testemunharam Braz Lopes e Manuel Dinis
Tiveram os seguintes filhos:

+    6.M    i. André Lopes
+    7.F    ii. Maria Lopes


Quinta Geração

6. André Lopes, baptizado em Santa Sofia a 8-12-1659, foi padrinho Sebastião Rodrigues Feio e madrinha Maria Lopes, casou na mesma Igreja a 17-10-1689 com Maria Vicente filha de Matias Vicente e de Sofia Dias, testemunharam Paulo de Vilalobos e Catarina Fernandes.
Tiveram os seguintes filhos:

+      8.F    i.  Joana Vicente
       9.F    ii. Luísa Vicente que casou em Santa Sofia a 18-10-1733 com Manuel da Cruz, natural de São Pedro da Gafanhoeira, filho de Mateus Pratas e de Ana Gomes, testemunharam o alferes André Vidigal da Graça do Divor e Mateus Vidigal de São Matias.
     10.F    iii. Helena Vicente que se casou com Gaspar Vidigal natural da Represa, Lavrador da Courela e filho de Manuel Vidigal e de Ana Luís.
     11.M   iv. Diogo Lopes  que se casou em Santa Sofia a 3-12-1727 com Simoa Maria natural de São Geraldo e filha de Manuel de Oliveira e de Maria Luís. Diogo foi Lavrador da Herdade da Negraxa.
+  12.M   v.  Manuel Fernandes Galego (1)

7. Maria Lopes, baptizada em Santa Sofia a 24-8-1667, casou na mesma Igreja a 17-10-1689 com Matias Vicente já viúvo de Sofia Dias, natural de São Braz do Regedouro filho de Manuel André e de Maria Luís, testemunharam António Vicente e Maria Roiz.  (Pode ser seguido no ttº Vicente)
Tiveram:

+    13.M   i.  Bento Lopes
     14.F    ii. Brazia Maria que foi Lavradora da Herdade das Veladas.


Sexta Geração

8. Joana Vicente, baptizada em Santa Sofia a 27-1-1697 casou a primeira vez na Sé de Évora a 12-7-1714 com Tomas Ribeiro, Sangrador, natural de Santo Antão/Évora, filho de António Ribeiro e de Mariana de Torres, testemunharam Inácio Lopes e João Rebelo. Joana casa uma segunda vez com João Borges da Cunha, Alfaiate.
Tiveram os seguintes filhos:

+    15.F    i.  Maria Vicente
     16.M   ii. Tomás, filho póstumo de Tomas Ribeiro, baptizado a 12-2-1733, foi padrinho o Padre António Lopes e Maria Luís mulher de Estêvão Mendes Mira.

13. Bento Lopes que casou a 1ª vez com Teresa Luís filha de André Varela e de Isabel Luís, e a 2ª vez com Francisca Giloa. Bento foi  Lavrador da Herdade do Montado do Gato.
Tiveram os seguintes filhos:

+  17.F      i.  Maria Joaquina
+  18.M     ii. António Vicente, obteve Carta de FSO (2) em 1762.


Sétima Geração

15. Maria Vicente, baptizada em Santa Sofia a 21-5-1720, foi padrinho Padre António Lopes Prior de São Sebastião da Giesteira e madrinha sua Tia Avo Inês Vicente. Casa com Francisco Martins natural de São Tiago da Vila de Terena filho de António Martins natural de São Domingos de Mortágua e de Antónia Pereira natural da Vila do Redondo. (Pode ser seguido no ttº Falardo)
Tiveram:

+  19.M   i. José Martins

17. Maria Joaquina, baptizada em Santa Sofia a 26-7-1748, casou com Filipe Gião natural da Represa e filho de Matias Gião Vidigal Salgado e de Maria Cecília. (Pode ser seguido no ttº Vidigal Salgado)


Oitava Geração

19. José Martins natural da Boa-fé, casou em Santo Antão a 7-4-1761 com Rosa Joaquina natural de São Mamede filha de André Lobo e de Faustina Maria da Graça. (cf. ttº Lobo)

(1) Manuel Fernandes Galego e mencionado no processo Orfanológico de Diogo Lopes, LA-225 de 28-8-1731/Arquivo de Montemor e no Orfanológico LA-353 de Manuel Vidigal, de 14-11-1752.
(2) Habilitação a Familiar do Santo Oficio de António Vicente, concedida por carta de 1762, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Oficio processo nº 2361 maço nº146.

________

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário