Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de autoconhecimento...

Estudar as nossas raízes faz parte de um processo de auto-conhecimento...

Pretende-se que este blogue se materialize num importante contributo para o estudo das famílias do Alentejo, com especial incidência nas zonas de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.





“A genealogia não deverá tornar-se num processo dissimulado de busca obsessiva por gente nobilitada, socialmente distinta, mas antes como um veículo facilitador do conhecimento e apropriação do modo de vida daqueles que, independentemente do seu estatuto social e da sua condição económica, representaram o elo de uma corrente - a mesma que só tomou forma porque cada elo esteve em dado momento no seu lugar, com maior ou menor bravura, maior ou menor sofrimento e espírito de sacrifício, mais ou menos propósito, simplesmente teve a nobreza e o dom, que mais não fosse, da sua própria existência… e creiam que à medida que vou envelhecendo, vou proporcionalmente tomando maior consciência da importância e necessidade de “genealogia” e “humildade” caminharem sempre de mãos dadas…”

__________________________________________________________________________ O Autor





Banha II

- Graça do Divor / Évora -
Por: Luís J. R. Martins
____
§ 1 

Primeira Geração

1. José Fernandes, casou com Domingas Banha. Em 1638 moravam no Pomarinho do Regedor. Domingas casa novamente com Vicente Ferreira filho de Pedro Braz e de Brites Francisca, na Graça do Divor a 27-6-1647.

Tiveram os seguintes filhos (1ª casamento):

       2.M  i.   Manuel, baptizado na Graça a 24-5-1631, foi padrinho Amador Banha e madrinha Jerónimo Correia.
       3.F   ii.  Maria, baptizada  na Graça a 23-12-1632, foi padrinho Amador Banha
       4.F   iii. Sebastiana, baptizada  na Graça a 15-1-1635, foi padrinho António Lopes e madrinha Isabel Banha.
+     5.M  iv. Manuel Banha
+     6.F   v.  Ana Banha

Segunda Geração

5. Manuel Banha, baptizado na Graça a 16-1-1638, foi padrinho Francisco Botelho de Matos e madrinha Gracia Rosado. Casou na Se de Évora a 15-10-1664 com Isabel Luís filha de Manuel Domingos e de Maria Luís.
6. Ana Banha, baptizada na Graça do Divor a 6-10-1640, foi padrinho Bartolomeu Dias Banha. Casou a 1ª vez com Manuel Roiz em local que se ignora, e a 2ª vez na Graça do Divor a 29-7-1659 com Miguel Rosado já viúvo de Antónia Ribeira.
Tiveram:

+     7.F    i.  Maria Rosada
+     8.F    ii.  Catarina Banha, casou na Se de Évora a 3-3-1712 com António Fernandes (viúvo de Joana do Sacramento), testemunharam José da Silva e Manuel Pinheiro.
+     9.F    iii. Joana Rosada, casou na Se de Évora a 28-9-1698 com António Alvares, natural de São Miguel de Machede e já viúvo de Isabel Mendes. Foram testemunhas Sebastião Calado e Francisco Rosado.


Terceira Geração

7. Maria Rosada, casou na Igrejinha a 25-8-1683 com Manuel Banha filho de Domingos Banha e de Escolástica Gonçalves.
(Segue no ttº  Banha I)
______

Nota: Agradece-se o envio de informações complementares / correcções relativas aos elementos apresentados para o endereço alengenea @ gmail.com (sem espaços)

Sem comentários:

Enviar um comentário